A Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) realizada na quarta-feira, 26 de março, em sua sede em Garibaldi, contou com a participação do Diretor Geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (AGESAN/RS), Demétrius Jung Gonzalez.
Na oportunidade ele abordou sobre os serviços prestados pela Aegea/Corsan e os encaminhamentos que estão sendo dados para que a prestadora do serviço de fornecimento de água melhore o atendimento.
Demétrius frisou que os municípios devem comunicar a Agesan sempre que houver alguma intercorrência nos serviços de água para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Por sua vez, os prefeitos apontaram como principais problemas enfrentados pelas comunidades a falta d’água, conserto inadequado nas vias, vazamentos constantes, qualidade do serviço e cobranças consideradas indevidas. Foi apontada ainda a necessidade de haver um funcionário da Aegea de plantão para atender demandas aos finais de semana que atualmente está a descoberto em alguns municípios.
O Diretor Geral da Agesan sugeriu que as prefeituras tenham um servidor responsável por acompanhar o trabalho feito pela Aegea/Corsan nos municípios visto que a concessionária tem prazo para realizar o conserto de buracos abertos nas vias, além disso, esclareceu que para o início de qualquer obra em via pública é necessário a autorização da prefeitura.
Diretor Geral da Agesan adiantou que a partir de abril a Agência poderá disponibilizar relatórios por município que apontarão o volume de interrupções no fornecimento de água.
Por fim, ele sugeriu a criação de grupo de trabalho para tratar sobre o saneamento na área rural.