Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
01/09/2023

SICISGA participa de debate sobre os desafios e oportunidades no SISBI/POA ocorrido na Expointer

Médicos veterinários, Cristiano Selbach da Silva, coordenador do SICISGA e Carla Batista do Nascimento, coordenadora substituta do SICISGA, participaram do evento

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) através dos médicos veterinários, Cristiano Selbach da Silva, coordenador do SICISGA e Carla Batista do Nascimento, coordenadora substituta do SICISGA, participaram na quinta-feira (31), na Casa do Médico-Veterinário na Expointer, do debate sobre o papel do profissional Médico-Veterinário inserido nos municípios e nas agroindústrias, que buscam equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA). Esse é o sistema que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção sanitária dos produtos de origem animal para garantir a inocuidade e a segurança alimentar.

O evento também contou com a presença de diversos Médicos-Veterinários que atuam no SISBI/POA, como Kátia Roso, Joana Paludo, Carina dos Santos, Beatris Kuchenbecker, Luis Eduardo da Silva, Judi Maria da Nóbrega e Maria Alice Avellanal. Além deles, participaram o Secretário da Agricultura de Alegrete, Daniel Gindri, e o empresário Marcelo Rorato trazendo suas experiências com a implementação do Sistema.

Os palestrantes abordaram os desafios e oportunidades que o Médico-Veterinário enfrenta no sistema, tanto no âmbito municipal quanto nas agroindústrias, destacando a importância da qualificação profissional, da articulação entre os órgãos públicos e privados e da valorização do papel do médico-veterinário na segurança alimentar e na saúde pública. Eles também falaram sobre o Responsável Técnico (RT) no sistema, que é um profissional habilitado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinário do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) para exercer as atividades de inspeção sanitária e garantir o cumprimento das normas técnicas e legais.

O público lotou o auditório e participou fazendo questionamentos aos palestrantes. O evento foi avaliado positivamente pelos participantes, que elogiaram a iniciativa do CRMV-RS em promover esse espaço de debate e atualização profissional.

“Vimos a necessidade dos RTS de absorver conhecimento, então estamos buscando replicar os treinamentos no interior do Estado para incentivar a inspeção municipal”, disse o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira. Relembrou ainda que foi o primeiro coordenador da inspeção do país no Serviço de Inspeção Municipal, em Passo Fundo (RS), e que, por isso, valoriza a importância desses servidores para os municípios.

Conteúdo Rodapé