O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) participou, no mês de fevereiro, na cidade de Florianópolis (SC), da Oficina Caminhos para o Comércio Regional nos Consórcios.
O CISGA esteve representado pelo coordenador do SICISGA, médico veterinário Cristiano Selbach da Silva e pela Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município de Garibaldi, Médica Veterinária, Camile Milan.
O evento promovido pelo Sebrae RS em parceria com Sebrae de Santa Catarina e Paraná e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) reuniu representantes de consórcios da Região Sul do Brasil, com o objetivo de fomentar a implementação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI - POA).
Durante o encontro, foram apresentados cases de sucesso e relatos sobre a importância da articulação entre os consórcios e os municípios que desejam impulsionar a comercialização regional de suas agroindústrias e produtos.
A troca de experiências e conhecimentos entre os participantes foi importante para identificar estratégias eficazes que possam beneficiar as comunidades locais.
Camile Milan, afirmou que foi uma experiência enriquecedora. “Representamos o CISGA em Florianópolis e nos deixou muito felizes o reconhecimento que o nosso Consórcio tem no nosso Estado, mas também em Santa Catarina, no Paraná e mesmo do Ministério da Agricultura. Foi um momento importante para fortalecer relações, de fazer contatos com os consórcios e nós conseguimos compartilhar nossa experiência, os cases de sucesso e claro ouvir os relatos dos outros consórcios é sempre bom e acaba agregando conhecimento para todos”.
A Auditora Fiscal Federal Agropecuária - Gestora do SISBI na Superintendência Federal da Agricultura do MAPA (SFA-RS), Beatris Sonntag Kuchenbecker, destacou que foi um evento bastante produtivo com a participação de vários consórcios, alguns deles já integrados ao SISBI/POA e outros na fase de integração porque estão no Projeto CONSIM 3 que busca a ampliação de mercados para produtos de origem animal.
“O evento foi um sucesso, bastante esclarecedor, tanto para os consórcios que estão buscando a integração SISBI/POA como também para os que já tão integrados, porque essa troca de experiências e a convivência que acontece entre os serviços de inspeção possibilita que as práticas sejam cada vez mais aperfeiçoadas”, afirmou Beatris.