Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
01/07/2024

SICISGA realiza supervisão no Serviço de Inspeção Municipal em São Marcos

Supervisões fazem parte do cronograma que o CISGA tem no plano de trabalho para o SISBI onde é preconizado que ocorram no mínimo a cada dois anos

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), através Coordenador do SICISGA, Médico Veterinário, Cristiano Selbach da Silva, e da Médica Veterinária, Camile Milan, esteve no município de São Marcos realizando a supervisão no Serviço de Inspeção Municipal.

Cristiano Selbach da Silva, para manutenção do SISBI as supervisões devem ocorrer com periodicidade mínima de dois anos e fazem parte do cronograma que o CISGA tem no seu plano de trabalho para o SISBI.

Em São Marcos a supervisão foi realizada na sede do Serviço de Inspeção, em um abatedouro frigorífico, além de uma visita a uma granja de ovos.

O Coordenador do SICISGA informou que na supervisão são avaliados itens como controles, planilhas e verificação de documentos que dizem respeito aos procedimentos do Serviço de Inspeção, com ênfase nos estabelecimentos que aderiram ao SISBI, seguindo o cronograma previsto no plano de trabalho do SICISGA.

“As supervisões servem como uma oportunidade de troca de experiências e para manutenção do SISBI  nos municípios e a gente tenta com isso minimizar possíveis erros que podem estar acontecendo dentro do Serviço de Inspeção, bem como no que diz respeito ao estabelecimento, e também para  fazer um intercâmbio de informações. Nestas supervisões ocorre uma troca de experiências e intercâmbio de informações, um enorme aprendizado para ambos”, destacou Cristiano.

A Médica Veterinária, Camile Milan, reforçou que as supervisões servem para avaliar o trabalho do SIM, onde é feita vistoria de documentos, planilhas e controles no sentido de saber se o processo está sendo realizado conforme preconiza as normas do CISGA. Também são feitas visitas in loco para verificar se as normas sanitárias são seguidas tanto pelos estabelecimentos como pela fiscalização sanitária do município.

A médica veterinária de São Marcos, Carla Batista do Nascimento, também destacou a relevância da supervisão. “É importante a realização desse trabalho porque as supervisões do que está sendo feito nos municípios e nos estabelecimentos, que tem SISBI, são obrigatórias, sendo uma maneira do Consórcio, da coordenação do SICISGA, verificar se os veterinários dos municípios estão mantendo os procedimentos da época em que foi conquistada a adesão ao SISBI no ano de 2021”, acrescentou.

O trabalho de inspeção foi acompanhado pelo médico veterinário, Jeferson Kunz e pela acadêmica de medicina veterinária e estagiária do SIM de Paraí Giovana Martins.

 

Conteúdo Rodapé